24 fev 2025
Que arquitetura é essa?
Arquitetura não precisa ser sempre séria, precisa? Alguns profissionais, definitivamente, acham que não. Com muita irreverência, arquitetos criaram projetos bastante inusitados – edifícios de “cabeça pra baixo”; com formato de outros objetos; tortos… São construções engraçadas e estranhas ao mesmo tempo, mas cheias de estilo. Confira 10 obras arquitetônicas imperdíveis por sua originalidade:
The Crooked House
O prédio chamado The Crooked House (A Casa Torta, em tradução livre) está localizado na Polônia, no centro de compras Rezydent, em Sopot, onde abriga alguns bares e restaurantes. O projeto, de Szotynscy Zaleski, foi inspirado em imagens e pinturas de Jan Marcin Szancer (famoso ilustrador de livros infantis) e Per Dahlberg (pintor sueco).
EMP Museum

O Dancing Building ou Dancing House se tornou uma das mais famosas atrações turísticas no centro de Praga, na República Tcheca. Construído entre 1992 e 1996, tem projeto de Frank Gehry em parceria com Vlado Milunić. Sua estrutura sinuosa remete a movimentos de dança. Originalmente era chamado de Fred and Ginger, em homenagem aos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers. Hoje, o edifício abriga escritórios e um restaurante na cobertura.
Forest Spiral Building

Upside Down House
Além de atrair muitos turistas para Szymbark, na Polônia, a casa de “cabeça pra baixo” criada pelo empresário e filantropo Daniel Czapiewski, tem o intuito de ser uma declaração acerca da era comunista. Para Czapiewski, praticamente todas as decisões da época eram tomadas sem compromisso com a realidade. A construção, que normalmente levaria três semanas para ser concluída, acabou se estendendo por 114 dias, porque os trabalhadores ficavam desorientados pelos ângulos estranhos das paredes. Muitos turistas que visitam o imóvel queixam-se de enjoo e tontura leve depois de passar alguns minutos dentro da casa.
The Basket Building

As UFO Houses, que em português seriam Casas OVNI, são edifícios em formato de disco voador construídos em 1978 com a intenção de serem um resort turístico em Taiwan, na China. O projeto, no entanto, foi abandonado em 1980 e os edifícios foram todos demolidos em 2010 para dar lugar a um resort moderno.
Além das mais de 500 demonstrações de esquisitices raras e divertidas tradicionais da rede de museus Ripley’s Believe It or Not!, a sede do Canadá tem uma esquisitice única: o próprio edifício onde o museu está. O prédio tem o formato do Empire State Building, de Nova Iorque, porém caído, com King Kong de pé em cima dele.
Que edifício seria mais apropriado para abrigar estudantes de música do que um em formato de instrumento musical? Pois essa foi a ideia dos engenheiros da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hefei, capital de Anhui, uma província da China. Eles criaram o prédio em formato de piano para servir como centro de estudos musicais para os alunos da universidade local, que têm a opção de morar temporariamente no edifício. Para completar a literalidade, a escada do edifício tem formato de violoncelo. Impossível não respirar música num lugar assim.
Um edifício de seis andares em formato de elefante, ou melhor, de elefoa – a Lucy, o Elephant Building foi construído em 1882 por James V. Lafferty em uma cidadezinha próxima à Atlanta, em Nova Jersey, EUA. Ao longo dos anos, Lucy já abrigou restaurantes, escritórios, casa de campo e taverna.