26 set 2021

Deixar o PC ligado direto estraga?

Todo mundo já deve ter se questionado sobre isso? Afinal, qual a melhor opção: desligar o PC ou deixá-lo ligado o tempo todo? Abaixo vão algumas informações que podem responder essa pergunta:
Por que desligar?
1) Excetuando-se os HDs feitos especificamente para servidores, o mecanismo dos discos rígidos não foi desenvolvido para trabalhar continuamente.
2) Os Windows realizam procedimentos importantes ao ligar e desligar o computador.
3) Computadores consomem energia, portanto, desligando-se a máquina, faz-se economia.
4) Se o ambiente em que o computador se encontra for quente ou mal ventilado, é provável que a máquina esquente se ficar muito tempo ligada. O superaquecimento de um PC pode fazer com que seus componentes queimem ou ocorra um curto-circuito.
5) Assim como qualquer aparelho eletrônico, o funcionamento contínuo diminuírá sua vida útil.
6) Prevenção para eventuais oscilações de energia.
Por que deixar ligado?
1) O ato de desligar e ligar o PC pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente, coolers e HDs.
2) Muitos erros causados pelos sistemas operacionais podem ser evitados se o computador ficar sempre ligado, pois, muitas vezes, é no ato de desligá-lo que arquivos se corrompem e surgem erros antes inexistentes.
3) O computador ligado direto mantém sua temperatura constante, a variação é mínima. Mas, antes de deixar o seu computador ligado por tempo indefinido, verifique as condições de seus componentes, como fonte, cooler, ligação dos cabos, etc.
E aí, qual o melhor? Especialistas de grandes empresas dizem não haver problemas em deixar o PC sempre ligado. Talvez você não tenha problemas de hardware, mas provavelmente terá com picos de energia, os quais podem levar à perda das placas de som e vídeo.
É claro que não desligar o computador diminui a vida útil do aparelho, todavia, é mais provável que você aposente o seu PC por ele estar ultrapassado do que ‘usado demais’.
Professor Vinícius

No Comment

  • LekaMeleka 25 de março de 2011

    gostei do artigo,mas ainda sim vou continuar desligando o meu pc…o planeta agradece rs

    Reply

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.